segunda-feira, 25 de junho de 2012

Diferenças entre Mini-z, Iwaver e Firelap

O texto abaixo foi retirado do Fórum (http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=27&t=29070) e foi escrito pelo  (cara gente boa) Mizuno e concedido gentilmente para publicação aqui no blog.

Veja o texto:

MR015: versão mais antiga, pode perceber a posição das pilhas e esse chassis aceitava bolhas com frente narrow. Algumas peças compatíveis com o MR02. Não sei se todas estão disponíveis no mercado ainda.
Imagem retirada de: http://www.kyosho.com/eng/products/rc/detail.html?product_id=100018 

MR02: a versão EX é um ótimo custoxbenefício para quem está começando. Originalmente esse chassis não aceita bolhas com frente narrow, mas se quiser tem um kit de adaptação. A versão ASF tem um delay na ré, se bater e acionar a ré ela não obedece de imediato, precisa esperar um pouco mas ainda é um bom chassis. Originalmente saiu AM, teve versão limitada com FM e depois o ASF 2.4G. É possível o upgrade para o ASF, basta trocar a placa (item mais caro do chassis). Tem muitas peças e upgrades dele disponíveis ainda, mas upgrades novos acho que não mais.


Imagem retirada de: http://www.kyosho.com/eng/products/rc/detail.html?product_id=107595 


MR03: compartilha poucas peças com as versões anteriores, no entanto tem a suspensão dianteira melhorada com camber dinâmico e um servo de direção mais rápido e preciso. Possui frente narrow e wide. Só saiu com a versão ASF. Melhor opção de Mini-Z atualmente, sem dúvidas. Peças aos montes e upgrades novos sempre aparecem.


Os chassis de mini-z MR03 possuem várias configurações como mostra a tabela abaixo:

Imagem site kyosho em https://www.kyosho.com/eng/products/rc/detail.html?product_id=109398


MA010 AWD: versão 4x4, usado para drift ou grip. Devido ao sistema de transmissão obviamente é necessário um motor mais forte, o original dele já é mais forte do que os originais do MR03/MR02. Antigamente tinha a versão AM e depois lançaram a ASF.
Imagem retirada de: http://www.kyosho.com/eng/products/rc/detail.html?product_id=103659 


Firelap ou Nanoracer 2.0: cópia (quase) fiel ao chassis MR02. As peças são exatamente as mesmas, porém a eletrônica não é das melhores. Serve de entrada na categoria, mas quando colocar para correr ao lado dos Mini-Z vai sentir a diferença de eletrônica. O servo não é dos mais precisos e em alguns casos tem vontade própria, tive um assim. Mas se tiver sorte pode se divertir muito com esse chassis. Só acho que se for para encher de upgrades nele, vale mais a pena comprar um Mini-Z. Esse "X" na parte superior do chassis é característico do Firelap, pode ajudar a identificar um e não tem nada a ver com um MR02 com ventilação de placa eletrônica. Tive a versão AM, depois lançaram a versão 2.4G com rádio próprio mas não pilotei.
Imagem retirada de:  http://www.firelap.net/Files/image/
IW02%E8%BD%A6%20%E5%BA%95%E5%BA%A7
-2%20600x.jpg



Iwaver: Ao contrário do que muitos pensam, ele não é uma cópia do Mini-Z, e compartilha pouquíssimas peças com ele. O Iwaver tem um projeto de chassis bem diferente, possui um servo de direção pouco preciso e também com vontade própria dependendo da sorte do piloto. Sistema de direção, suspensão e ajuste de wheelbase não tem nada a ver com os Mini-Z. Tive um e achei que o sistema de suspensão traseira não funcionava bem, apesar da idéia ser interessante, a qualidade do material não era muito boa e prejudicava o funcionamento. A barra de direção é esse negócio estranho logo na frente do carro e o salva-servo não fazia um serviço muito bom. Teve a versão 02 AM e 02M FM. Pode ser um chassis feito a partir do Mini-Z, mas na realidade é muito diferente.


Imagem retirada de: http://www.iwaver.com/images/02_10.jpg 




Tive um Iwaver 02 que nunca andou em linha reta, depois um Firelap que era melhorzinho mas pouco preciso. Depois parti direto para um MR03, melhor coisa que fiz e agora vou deixá-lo para categoria stock, também estou finalizando um MR02 ASF para categoria modified. Aos poucos estou acertando também um AWD para grip. Todos andam somente em pista.

Se quer performance, disponibilidade de peças e upgrades vá de MR03 sem dúvidas, seguindo a lógica da evolução obviamente que é o melhor de todos. Se pesquisar em lojas por aí vai entender o que eu estou falando. Como segunda opção recomendo o MR02 ASF. Isso se for colocar ele em pista de grip e botar pra correr de verdade. A não ser que todos andem de Firelap, por exemplo... daí colocar um MR03 pra andar junto vai ser desleal, rs.
Se for andar num piso qualquer de casa compre o mais barato, pois só vai ficar patinando e batendo em tudo mesmo, rs. Muita gente faz isso e diz que os carros não prestam.

# Mizuno #
Mini-Z MR-03: Mc Laren F1 (1:28) / Team Losi Mini LST (1:18) / TRF 416C: Dodge Stratus (1:10) / Slash 4x4: Greg Adler "4 Wheel Parts" (1:10)
KO-Propo EX-10 Helios 2.4GHz

Galpas Racing Indoor
http://www.galpas.com.br

Obrigado ao Mizuno por contribuir com nosso blog.
Obrigado ao masterrey do RCElétrico pela contribuição com a foto do Firelap
Obrigado ao Renato Boom Boy pelas contribuições no RCElétrico


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